Etnobotânica: Tomilho

O Tomilho
Nome científico : Thymus 

Ontem numa caminhada na Mata da Machada, Barreiro, descobri esta erva condimentar, aromática e medicinal bastante disfarçada no coberto vegetal. Com olhos mais atentos, descobri vários tufos de tomilho em vários locais.

Há várias espécies de tomilho. Pertence à grande família das Lamiaceae. (Labiadas)

Este tomilho da Mata da Machada é o Thymus vulgaris. É um vivaz  que se apresenta sempre verde e de aspeto rústico. Pode atingir cerca de 20 a 30 cm de altura. Apresenta-se em tufos contínuos de amplitude até cerca de 50 cm. Ramos nodosos. Tem folhas pequenas e flores ovais brancas. A floração ocorre na fase final da primavera. Tem um odor forte e intenso, sabe a travo de limão com algum picante. Deixa na boca, quando mastigado, um sabor um pouco amargo.

Etnobotância/Usos/Finalidades: Nos seus usos tradicionais o tomilho é referido como fazendo um chá que ajuda as más digestões, combate o reumatismo e ajuda a aliviar a bronquite. Como condimento é também muito usado em pratos de peixe, carnes e saladas.Em muitas aldeias no alentejo e beiras é usado como tempero e conservante para as azeitonas. Digno de registo, também, é a referência do seu uso num preparado,  obtido através de cozimento, para lavagem da cabeça no combate à caspa e para fortificação capilar.
Estudos em curso, recentes, indicam o tomilho como uma possibilidade para retardar alguns sinais de envelhecimento a nível dermatológico.Também pode ser usado como estimulante. Há quem refira que também tem propriedades antiséticas.

Toda a planta pode ser usada, mas de maior valor são as extremidades floridas e as pequenas folhas.

 Aqui, na Mata da Machada,
podemos dizer que a ocorrência é significativa, depois de bem observar.

Fotos tiradas na Mata da Machada, Barreiro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Arte Urbana vai ao Monte da Fonte Santa (Alandroal)

ZÉFIRO: O Deus das Brisas Suaves

Da Bela Ericeira partiu D. Manuel II para o Exílio (5 de Outubro de 1910)