A Biblioteca Escolar: Formação de Utilizadores e Leitura

*       A BIBLIOTECA ESCOLAR

*       A formação de utilizadores: objectivos e estratégias


 

Foto dreamstime . Leitores na biblioteca

por

Domingos Boieiro

 

Uma das principias funções da BE é o desenvolvimento de hábitos de leitura, um objectivo que podemos entender de forma bastante ampla, já que a leitura é a base que sustenta a capacidade de aprendizagem pessoal nas diferentes áreas disciplinares. Neste sentido, a biblioteca escolar deverá empreender actividades dinamizadoras que favoreçam as relações com os diferentes componentes da comunidade escolar, como já se referiu, e que promovam a familiaridade com a leitura e a utilização da informação. 

Podemos, assim, considerar que a dinamização da BE se pode estruturar com base em dois eixos principais: a formação dos  utilizadores e a animação da leitura 

Nesta unidade vamos dar atenção particular à temática da formação de utilizadores e à educação documental e literacia da informação. Voltamos igualmente a sublinhar que os resultados concretos dessas actividades serão mais conseguidos se existir uma articulação com as actividades de sala de aula.

A  formação de utilizadores é uma tarefa pedagógica intimamente relacionada com a função capacitadora da escola e a sua vocação formativa.

   “La sociedad actual genera grandes cantidades de información y requiere, a la vez, su uso constante. La adquisición de los instrumentos y de las capacidades necesarias para poder trabajar con el flujo informativo resultará, cada vez más, indispensable. En este sentido, la biblioteca escolar aparece como un agente igualitario que ofrece las mismas posibilidades a todos los alumnos, independientemente del entorno intelectual en que se muevan." (Baró, Mónica. Maña, Teresa, Formarse para informarse, Madrid: MEC, 1996)

  A formação de utilizadores na BE vai para além do simples manejo de instrumentos informativos (índices, catálogos) ou do desenvolvimento de competências de pesquisa. Supõe a construção de um modelo pedagógico em redor de um espaço de comunicação no qual participam todos os professores, promovendo experiências de aprendizagem que desenvolvam a progressiva autonomia informativa dos alunos e gerando processos de retroalimentação didáctica que vinculem a BE à prática diária nas aulas.

  Este projecto implica afrontar um duplo desafio:

*       A apropriação do espaço, facilitando o acesso à informação a partir do conhecimento das instalações da biblioteca, dimensão particularmente importante para os alunos masi novos e para os recém-chegados à escola.

*       A educação documental, mediante a aprendizagem de técnicas de trabalho intelectual e o desenvolvimento da capacidade investigadora.

 Estes dois aspectos têm múltiplas concretizações, já que o objectivo da formação de utilizadores é o de transmitir:

  a) Conceitos referentes a:

·        suportes documentais.

·        tipos de documentos: dicionários, enciclopédias, monografias, obras literárias, dossiês, etc.

·        Título, autor, editoria.

·        Classificações e organização da colecção.

 b) Procedimentos:

-    Aceder à informação.

Como utilizar:

·        os instrumentos auxiliares do livro,

·        um livro de texto,

·        uma obra documental,

·        um dicionário de língua,

·        um dicionário enciclopédico,

·        uma enciclopédia,

·        um atlas,

·        os catálogos manuais,

·        os catálogos informatizados,

·        o leitor de CD-ROM,

·        a rede Internet. 

-    Compreensão  e tratamento da informação

Como organizar-se para:

·        abordar uma investigação,

·        elaborar o resumo de uma obra,

·        reconhecer o contexto histórico ou geográfico de um relato,

·        fazer uma biografia com distintos níveis de eleboração,

·        apresentar uma bibliografia,

·        fazer um quadro cronológico,

·        fazer uma exposição escrita,

·        fazer um dossiê documental,

·        fazer um dossiê de imprensa,

·        preparar uma exposição oral,

·        encontrar uma informação pontual,

·        procurar documentos fora da biblioteca escolar,

·        preparar una visita pedagógica,

·        procurar informação sobre profissões,

·        preparar uma viagem. 

c) Atitudes, valores e normas:

·        tratar adequadamente os materiais,

·        considerar a biblioteca como um espaço público partilhado,

·        respeitar as normas de empréstimo,

·        despertar uma atitude de colaboração,

·        cultivar o espírito crítico.

 

                                        Foto Pinteres.pt (autor desconhecido)


Segundo Madeleine Couet, as actividades de formação de utilizadores:

"...están orientadas a la adquisición por parte de los niños de competencias relacionadas, por una parte, con la apropiación de los lugares de lectura, es decir, aprender a situarse, a hacerse con esos lugares de lectura y, por otra, con la apropiación de las herramientas documentales en la BCD y en el CDI y con el propio libro, es decir, saber utilizar en un libro documental un sumario, un anexo, un glosario, etc. Aprender, por tanto, a localizar las herramientas documentales y saber utilizarlas. Por otra parte, se trata de ser capaz de apropiarse de los objetos de lectura, del objeto formal, físico, el libro, la cubierta, la portada, el título, etc., ¿cuál es el circuito del libro desde el autor al lector?, la entrada en el texto en función de los géneros literarios. El último gran grupo de competencias que tendrían que adquirir son aquellas pueden hacerles capaces de tener una práctica de lectura reflexiva, de saber evaluar esa práctica individual, esos resultados y sus gustos y compararlos con los de otro lector de la misma o diferente edad."

("Las actividades de animación y la dinamización de las bibliotecas escolares, in I Simposio de Canarias sobre bibliotecas escolares y animación a la lectura, 1995)

  Estas aprendizagens podem tornar-se mais atractivas se procurarmos recursos motivadores que relacionem as actividades propostas com os principais interesses das crianças e jovens. As crianças/os jovens são, por natureza, grandes investigadores. A sua curiosidade pelo mundo que os rodeia leva-os a analisar e a comparar. Na criança, o interesse pelo jogo surge do desejo de experimentar situações estimulantes, que desafiem os seus saberes. 

Em função destes aspectos, montar um projecto educativo para a pesquisa documental supõe partir dos interesses dos utilizadores (crianças e jovens) e articular, sempre que possível, com outras aprendizagens, mediante dinâmicas que provoquem experiências significativas para a sua aprendizagem e que ponham em acção os principais componentes do jogo de aventuras:   

*       Provocação: elementos que chamem a sua atenção (intervenção de uma personagem ou objecto, sons, decoração).

*       Mistério: uma história apenas sugerida pode despertar a sua curiosidade (narração oral, pistas escritas, fragmentos literários): temos um enigma para resolver.

*       Ritual: o jogo de imitação é um ingrediente dramático imprescindível (bandidos, piratas e detectives têm as suas linguagens próprias e os seus ritos).

*       A busca como desafio: a investigação pode supor um percurso emocionante, pleno de surpresas e desafios.

*       Cooperação: o trabalho em equipa ajuda a superar as dificuldades e a desfrutar os êxitos alcançados.

Trata-se, finalmente, de criar um quadro simbólico que proporcione uma actividade atractiva e coerência às propostas de pesquisa.

Nos dias que correm cada vez é mais necessário este trabalho de formação de utilizadores e  de animação da leitura.

Nota: 

Este texto constitui uma viagem pelo excelente  texto "La formación de los usuarios en la biblioteca escolar", in Bibliotecas Escolares, Espanha: MEC

Domingos Boieiro

 

 


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