A Importância da Leitura com Plano ou sem Plano

A Importância da Leitura com Plano ou sem Plano

      Façam o favor de ler…  com Clube ou sem Clube        

 Foto de casafernandopessoa.pt

“[...] Ser capaz de ler não define a literacia no complexo mundo de hoje. O conceito de literacia inclui a literacia informática, a literacia do consumidor, a literacia da informação e a literacia visual. Por outras palavras, os adultos letrados devem ser capaz de obter e perceber a informação em diferentes suportes. Além do mais, compreender é a chave. Literacia significa ser capaz de perceber bem ideias novas para as usar quando necessárias. Literacia significa saber como aprender.”

                               Barbara  STRIPLING (1992)

 

1.             A importância do livro e do ler é tão grande que, parece, foi elevada a prioridade nacional, eu diria mesmo desígnio, em termos de marketing político – institucional . Neste contexto, surge o Plano Nacional da Leitura (Ler +) e agora o PNL 2027. Surgem como resposta aos resultados pouco animadores, públicos e publicados, de estudos analíticos e estatísticos sobre hábitos, níveis de leitura e literacia dos portugueses que mais não são que o fruto de anos sucessivos de “sub-orçamentação e desorçamentação” a nível financeiro da cultura e  da educação .

2.             Na sua objectivação o PNL 2027, procura incentivar o gosto pela leitura e aumentar a literacia dos portugueses. É o plano motivacional e comunicacional  com maior visibilidade mediática junto da população, e deve-se reconhecer a capacidade promocional da problemática sobre a necessidade da leitura. A sua comissária é excelente em termos comunicacionais e na “tecitura” de relações. Tem programas variados e várias actividades, mais ou menos permanentes em múltiplos contextos:

-         Conferências, seminários e encontros;

-         Junto das escolas, bibliotecas públicas, centros de saúde, bibliotecas escolares;

-         Junto das famílias, das empresas e comunidade em geral.

            (Tudo bem. Parece-me bem. Eu próprio na minha escola, na minha casa, na sala de aula, colaboro com os objectivos do PNL todos os dias, com plano ou sem plano. É de tal forma que até os meus alunos, quando lhes pergunto, então andam a ler alguma coisita?! 

Respondem-me:

- Lá vem o professor com o Plano...

         3. Parece-me que chegou o momento do Plano se tornar mais silencioso e centrar o foco estratégico no essencial: recursos financeiros e humanos reforçados para a escola, e particularmente para o desenvolvimento do trabalho colaborativo  entre as bibliotecas, públicas e escolares, e toda a  comunidade educativa. Não é possível ter uma biblioteca, com fundos e recursos, fechada por faltar dinheiro para contratar um funcionário. Assim não. O professor trabalha todos os dias com os seus alunos, com plano ou sem ele. Pratica acções concretas para a compreensão da leitura. O Plano começa, devido à multiplicação de iniciativas a esvaziar o seu impacto inicial. Já Aristóteles afirmava que a “multiplicação dos seres não dava bom resultado”. O trabalho sobre a importância  de ler mais, não pode ser apenas comunicacional, tipo reunião evangélica, deve ser coisa de todos os dias e para sempre, tornando-se num elemento estruturante de cultura e identidade. Julgo que está na altura de avaliar os impactos concretos do PNL na escola e na sociedade. Voltemos a fazer novos estudos, sem serem encomendados!

4. Ler mais e melhor é um factor básico do desenvolvimento individual e colectivo e é uma prioridade nacional, não por ser decretada, mas porque todos sabemos por imperativo de consciência profissional que:

-         A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano. É condição de autonomia e de desenvolvimento para a vida. Como diz o meu amigo Vitor Hugo “cada criança que se ensina a ler é um homem que se ganha” e o meu amigo Montagne ensinou-me que “o convívio com os livros consola a velhice e a solidão”.

-         Quem lê bem compreende melhor o mundo contemporâneo, adquire um valor seguro que ao longo da vida nunca irá perder, tornando-se condição para o domínio de outras literacias, de todas as literacias. Ler é determinante e significante para qualquer aprendizagem a realizar, com plano ou sem plano.

-         Ler bem, torna o estudo mais fácil e produtivo. Isso é a tarefa e objectivo permanente do educador: ajudar a ler “bem”.

-         Muitos países têm vindo a lançar planos nacionais de leitura mais centrados na acção-investigação das práticas de trabalho e nas melhores metodologias e estratégias.

-         A UE considera que o domínio da leitura por parte da maioria dos jovens europeus é um das metas a perseguir permanentemente.

5. A prática política decorre sempre da concepção pedagógica e esta, por sua vez, depende de como se pensa o Homem em sociedade. Que o mesmo é dizer, a política  decorre da pedagogia e esta da filosofia. Importa, por isso meditar e reflectir sobre: os hábitos de leitura; os factores adversos à leitura; as implicações da possibilidade de ler; encarar a falta de leitura como um problema de saúde pública; reconhecer a necessidade da leitura emocional; relacionar a escola e a leitura; fazer de todos os dias uma festa do livro;  fazer da BE o local dessa festa do livro e das leituras, pensar porque não  há dinheiro para renovar fundos e suportes de leitura, pensar porque estão bibliotecas fechadas...

6. Ler pode de facto transformar o mundo num lugar melhor para todos. E pode ajudar a combater a pandemia. Por isso fundos, emergenciais JÁ, para a leitura! E atribuídos em função do número de leituras realizadas! Eu de certeza que me candidatava a uma palermice desse género...

Fiquem com a “nouvelle” sugestão do PNL 2027, antes de gozo de férias:

“Atualmente, a leitura literária e individual tem vindo a dar lugar à leitura plural e social. Cada vez mais os espaços de leitura são híbridos e o digital induz-nos a novas dinâmicas de leitura. Assim, a equipa do PNL2027 quer proporcionar a todos os leitores um novo espaço de leitura – O Clube de Leitura PNL2027 a ler! 

Destina-se a todos que gostam de ler e de livros. Juntos, vamos descobrir, partilhar reflexões e inquietações a partir de uma experiência de leitura de um livro recomendado pelo PNL2027.”

 Vidé:  http://www.pnl2027.gov.pt/np4/clubedeleiturapnl2027.html [acedido em 28-07-2020]


Foto acessa.com

 

Antes de ir de “férias” apeteceu-me…  levar esta sugestão na bagagem! 

Com Plano ou sem Plano façam o favor de ler! Em clube ou sem clube, boas leituras! 

Eu nunca fui de sofrer muito com  qualquer tipo de clubite...

 

Nota:  O texto não segue o AO

Domingos Boieiro

 

 


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