"Uma Aventura em Evoramonte" e a vitória do Liberalismo (1834)

História e Literatura: Uma Aventura em Evoramonte…


 

Uma sugestão de articulação com o Liberalismo. História de 8º ano e de 11º ano.

 

O livro: “Uma Aventura em Evoramonte”  de Ana Maria Magalhães  e Isabel Alçada

 

Retrata o ambiente e contexto da assinatura da Convenção de Evoramonte que colocou um ponto final à guerra fratricida entre liberais e absolutistas. 1834: Vitória Liberal.

Liberais (D. Pedro V) e Absolutistas (D.Miguel) . FotoWikipédia

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Notas de Reflexão:

A literatura nos seus diferentes géneros permite ao aluno e professor distanciarem-se do manual, pô-lo em descanso temporariamente, na aula de história ou noutra aula qualquer.

Aprendemos a importância de ligar a literatura ao currículo  porque permite:

-         Partir do texto para as os conteúdos e vice-versa;

-         A partir da leitura parcial ou integral  de obras adequadas ao currículo motivar  os alunos, ilustrar conhecimentos ou ainda, consolidar conhecimentos;

-         Tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atraente e, ao mesmo tempo, diversificado ao nível dos recursos;

-         Fazer de um tema “chato”, um tema agradável;

-         Centrar a atenção do aluno em aspetos que, de natureza recreativa se transformam em formativos;

-         Melhorar os recursos e materiais à disposição de alunos e professores;

-         Aprofundar conhecimentos e tornar mais interessante a aula.

A BE e o professor bibliotecário têm um papel importante na elaboração de listas de difusão para os professores, numa perspetiva de trabalho colaborativo, sobre os livros existentes que permitem a articulação curricular. A RBE (Rede de Bibliotecas) recomenda centrar, precisamente, a atenção na articulação entre a BE e o currículo: formas, metodologias, estratégias, sugestões e atividades que concorram para esta relação que se torna indispensável.

Romance, poesia, livro informativo, BD, teatro de qualidade, em quantidade e diversidade permitem:

-         Maturação e desenvolvimento da personalidade;

-         Viver de forma lenta, progressiva um mundo de emoções e mudanças;

-         Experimentar a ação, o movimento e meter-se na pele dos personagens e das experiências;

-         Viver mil vidas, mil sonhos, mil amanheceres, mil lugares, mil experiências educativas;

-         Sentir o sonho, a angústia, a alegria ou mesmo o terror;

-         Vestir a pele do herói, ser bonzinho, rebelde, marginal, cruel, bonacheirão, estiloso...

O  valor da literatura é:

Transfigurativo/Formativo/Informativo/Recreativo/Sensitivo/Positivo

Mas sobretudo, transformativo:

-         das competências e aprendizagens

-         da atitude perante a realidade, o mundo e o conhecimento

-         do empenhamento e consciência social e cultural do papel da educação.

Todas as articulações entre a literatura e o currículo são possíveis como experiências de aprendizagem, enriquecimento  e diversificação dos recursos e dos materiais didáticos e pedagógicos.

“Vários estudos concluíram que os alunos se interessam mais pelo tema através da literatura e, ao mesmo tempo, a sua capacidade de aprender e reter informação aumenta significativamente devido à articulação entre o currículo e  literatura.

 O ensino de História através da utilização da literatura infantil e juvenil, tanto ficção  como não-ficção, é uma velha ideia que goza de nova vitalidade e de novos defensores na organização e desenvolvimento do currículo escolar, principalmente no ensino básico”[1]

Guerra entre Liberais e Absolutistas . Foto de Rui Nepomuceno

A listagem de livros que permitem ligar a literatura ao currículo é enorme.Basta procurar e selecionar. 

Cabe ao professor e ao professor bibliotecário  em trabalho colaborativo selecionarem os livros de forma adequada às crianças. O professor bibliotecário deve identificar e sugerir ao professor os livros que existem no fundo documental que permitem essa articulação

Domingos Boieiro

 

 


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