"Uma Aventura em Evoramonte" e a vitória do Liberalismo (1834)
História e Literatura: Uma Aventura em Evoramonte…
Uma sugestão de articulação com o Liberalismo. História de 8º ano e de
11º ano.
O livro: “Uma Aventura em Evoramonte”
de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Retrata o ambiente e contexto da assinatura da Convenção de Evoramonte
que colocou um ponto final à guerra fratricida entre liberais e absolutistas.
1834: Vitória Liberal.
--x--
Notas de Reflexão:
A
literatura nos seus diferentes géneros permite ao aluno e professor
distanciarem-se do manual, pô-lo em descanso temporariamente, na aula de
história ou noutra aula qualquer.
Aprendemos a importância de ligar a
literatura ao currículo porque permite:
-
Partir do texto para as os conteúdos e vice-versa;
-
A partir da leitura parcial ou integral de obras adequadas ao currículo
motivar os alunos, ilustrar conhecimentos ou ainda, consolidar
conhecimentos;
-
Tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atraente e, ao mesmo tempo,
diversificado ao nível dos recursos;
-
Fazer de um tema “chato”, um tema agradável;
-
Centrar a atenção do aluno em aspetos que, de natureza recreativa se
transformam em formativos;
-
Melhorar os recursos e materiais à disposição de alunos e professores;
-
Aprofundar conhecimentos e tornar mais interessante a aula.
A BE e o
professor bibliotecário têm um papel
importante na elaboração de listas de difusão para os professores, numa perspetiva
de trabalho colaborativo, sobre os livros existentes que permitem a articulação
curricular. A RBE (Rede de Bibliotecas) recomenda centrar, precisamente, a atenção
na articulação entre a BE e o currículo: formas, metodologias, estratégias,
sugestões e atividades que concorram para esta relação que se torna
indispensável.
Romance,
poesia, livro informativo, BD, teatro de qualidade, em quantidade e
diversidade permitem:
-
Maturação e desenvolvimento da personalidade;
-
Viver de forma lenta, progressiva um mundo de emoções e mudanças;
-
Experimentar a ação, o movimento e meter-se na pele dos personagens e das
experiências;
-
Viver mil vidas, mil sonhos, mil amanheceres, mil lugares, mil experiências
educativas;
-
Sentir o sonho, a angústia, a alegria ou mesmo o terror;
-
Vestir a pele do herói, ser bonzinho, rebelde, marginal, cruel, bonacheirão,
estiloso...
O valor da literatura é:
Transfigurativo/Formativo/Informativo/Recreativo/Sensitivo/Positivo
Mas
sobretudo, transformativo:
-
das competências e aprendizagens
-
da atitude perante a realidade, o mundo e o conhecimento
-
do empenhamento e consciência social e cultural do papel da educação.
Todas as
articulações entre a literatura e o currículo são possíveis como experiências
de aprendizagem, enriquecimento e diversificação dos recursos e dos
materiais didáticos e pedagógicos.
“Vários estudos concluíram que os alunos se interessam mais
pelo tema através da literatura e, ao mesmo tempo, a sua capacidade de aprender
e reter informação aumenta significativamente devido à articulação entre o
currículo e literatura.
O ensino
de História através da utilização da literatura infantil e juvenil, tanto
ficção como não-ficção, é uma velha ideia que goza de nova vitalidade e
de novos defensores na organização e desenvolvimento do currículo escolar,
principalmente no ensino básico”[1]
A listagem
de livros que permitem ligar a literatura ao currículo é enorme.Basta procurar
e selecionar.
Cabe ao
professor e ao professor bibliotecário em trabalho colaborativo selecionarem
os livros de forma adequada às crianças. O professor bibliotecário deve
identificar e sugerir ao professor os livros que existem no fundo documental
que permitem essa articulação
Domingos
Boieiro
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