O Livro Informativo e as suas Potencialidades
O Livro Informativo e as suas Potencialidades
Resumo
Em tempos de pandemia, de um certo
isolamento, um bom livro pode ser um amigo em quem podemos confiar, com quem
podemos viajar, conhecer o mundo e alimentar a curiosidade dos nosso alunos.
Com a Feira do Livro em curso e o ano
lectivo a iniciar-se em circunstâncias preocupantes e pouco claras sobre como
irá decorrer, mais urgente se torna esta reflexão sobre o LIVRO INFORMATIVO.
1. O papel e função do livro informativo
Temos
de reflectir sobre a importância do LIVRO INFORMATIVO para o processo de ensino-aprendizagem e sobre o lugar e atenção
que deve ter por parte da BE (Biblioteca Escolar) na gestão, desenvolvimento e
promoção da colecção junto dos alunos e professores.
O Livro Informativo é o
livro que se inscreve na divulgação
científica de temas e problemas dirigidos a crianças e jovens. São livros fruto de muita pesquisa e estudo e são,
ao mesmo tempo, uma divertida forma de aproximar das crianças e jovens do
conhecimento .
O livro informativo tem de ter conveniência
educativa para abrir outras portas para outros interesses, lugares e mundos. O
livro deve ser informativo mas também formativo e recreativo, agora acrescento
que deve ser também transformativo da compreensão das aprendizagens, da atitude
do aluno perante a realidade e deve levar o aluno a tomar consciência do mundo
que o rodeia.
O ano de 2020 foi em
termos educativos para esquecer e para aprender! Mas estamos de volta!
Para todos um bom ano,
cheio da magia das palavras e das imagens, dos jogos, dos esquemas, das
ilustrações, das cronologias, das ecoliteraturas, das vidas e dos animais que
povoam os livros informativos, e que podem fazer com que socialmente todas as
crianças tenham acesso a mais e melhores aprendizagens para fazerem do
mundo um lugar melhor, mais justo e menos esquizofrénico.
A Biblioteca Escolar deve
estar preparada para levar o LIVRO INFORMATIVO ao aluno, principalmente, nestes
tempos de algum confinamento. O Digital ainda não invalida a necessidade da BE
e o seu professor Bibliotecário
promoverem este tipo de suporte físico .O livro tem cheiro, tem vida,
tem textura, tem pele…
2. Notação crítica sobre o livro informativo
Sintetizemos
algumas ideias lidas e reflectidas sobre o LIVRO INFORMATIVO:
1. Tem de ter qualidade, existir em quantidade suficiente na BE e
haver diversidade suficiente para ir de encontro aos interesses dos alunos e
professores;
2.
O livro informativo deve ser entendido como mais um recurso
didáctico-pedagógico que permite apoiar o aluno e o professor;
3.
Este material/livro permite também
transmitir informações e emoções sobre o mundo à criança;
4.
O modelo narrativo presente no
livro informativo é também uma história que se conta;
5.
Devemos alargar o conceito e o
campo do livro informativo ao álbum e ao livro ilustrado para melhor o categorizar e identificar na
colecção da BE;
6.
Quanto à sua natureza e função,
livro informativo, pode ser ficcional, ilustrado, ou de outra forma qualquer,
sendo que deve ter coerência entre o texto e a imagem, variedade ao nível das
propostas, ter elementos visuais diversos que prendam a atenção e sobretudo ser
eficaz e validado cientificamente;
7.
Não é fácil trabalhar com o livro informativo
porque muitos colegas professores ainda não estão convencidos ou não estão
disponíveis porque estão esmagados pela
ditadura do cumprimento do programa. A BE na gestão e promoção da colecção não
pode esquecer a sensibilização do professor;
8.
É muito importante para investir
mais neste tipo de fundo documental na gestão e promoção das nossas colecções;
9.
A diversidade temática é
fundamental estar na colecção: o quotidiano, a natureza, os animais, uma
história, um herói, uma lição de vida, a palavra, o alfabeto, ou o número como
personagens principais.
3.
O valor do Livro Informativo
Os livros informativos de qualidade podem cumprir, entre
outros, um papel de mediação entre o mundo a conhecer e o leitor, colocando em
evidência a diversidade, a riqueza, os problemas, os desafios, as geografias
desse mesmo mundo. Existem obras deste tipo para todas as idades, quase sempre
profusamente ilustradas com desenhos ou fotografias, enriquecidas com jogos,
charadas, crucigramas…
Permitem, também confrontar o aluno com um mundo plural, com a
realidade de outros continentes e países. O aluno têm a oportunidade de
conhecer a história, os hábitos e costumes das comunidades humanas, bem como a
fauna, a flora, o clima de diversas regiões do globo, a ecúmena e a anecúmena,
além das idiossincrasias, dos desvarios e exotismos deste ou daquele povo e os
traços mais marcantes das respectivas identidades culturais.
Permitem fazer o aluno viajar pelo espaço, espreitar a lua, o sol,
as estrelas, os astros... Permitem ao aluno fazer experiências, inventar
laboratórios, construir grandes obras, onhecer lugares inóspitos e
inacessíveis: subir a Machu Pichu ou aos Himalaias, sentir o sufoco do Saara ou
de Gobi, sentir o gélido da tundra Siberiana ou pasmar perante o branco do
ártico ou da antártida.
Permitem também fundamentar a compreensão da leitura e desenvolver
a competência leitora.
A vantagem destas obras informativas (documentárias e documentais)
prendem-se com a própria natureza da literatura e com as virtudes intrínsecas
da leitura literária que é dialogar com o outro, compreender-se, posicionar-se,
construir-se, crescer e conviver.
Nota Final
Importa por isso relembrar: Livros informativos sempre
presentes na política de aquisição de fundo documental para as nossas BE.
No processo de
auto-avaliação e avaliação interna das BE, podemos sempre verificar como está a qualidade
da colecção e argumentar de forma sustentada por uma maior dotação orçamental
para uma política de gestão e desenvolvimento de colecções...com LIVROS INFORMATIVOS
presentes.
Bom trabalho! Bom ano!
Que 2020 traga mais livros
informativos para as nossas BE!
Os livros informativos
ajudam a combater todos os vírus…
Agosto 2020
Domingos Boieiro
Nota: O texto não segue o AO actual
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